Capacidade de financiamento da economia melhorou

A capacidade de financiamento da economia portuguesa melhorou no primeiro trimestre, passando para os 1,2% do PIB, mas as necessidades de financiamento das Administrações Públicas agravaram-se, atingindo os 7,1% no mesmo período, segundo o INE.

Notícia

© Lusa

Lusa
28/06/2013 12:55 ‧ 28/06/2013 por Lusa

Economia

OE 2013

De acordo com dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao primeiro trimestre de 2013, as necessidades de financiamento das Administrações Públicas passaram dos 6,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 para os 7,1% no ano acabado nos primeiros três meses de 2013.

O Instituto explica este "comportamento negativo" com os aumentos nas despesas com prestações sociais e outras despesas de capital.

Quanto à capacidade de financiamento da economia como um todo, esta aumentou para os 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, "acentuando a evolução positiva iniciada no trimestre anterior, em que a economia portuguesa registou, pela primeira vez, um saldo positivo (0,2% em 2012)".

Este comportamento - justifica o INE - deveu-se "em larga medida" à melhoria do saldo externo de bens e serviços e do saldo de rendimentos primários.

"O saldo positivo da conta externa de bens e serviços foi sobretudo determinado pela diminuição de 1,7% das importações no ano acabado no primeiro trimestre de 2013", acrescenta o INE.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas