FMI pode deixar Portugal 'na mão'

Com a actual crise política em Portugal, e caso o País não consiga alcançar a desejada estabilidade, arrisca-se a perder o apoio financeiro da troika, avança o Diário Económico (DE) desta sexta-feira, lembrando o discurso do Presidente da República.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
12/07/2013 07:46 ‧ 12/07/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Crise

Cavaco Silva, no discurso que fez ao País na quarta-feira à noite, lembrou que, caso Portugal não encontre rapidamente uma solução de Governo, corre o risco de ficar sem apoio da troika, nomeadamente do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Presidente lembrou ainda que “o FMI impõe, nestas situações, uma regra: com um ano de antecedência relativamente à data de vencimento dos empréstimos, o Estado devedor tem de possuir os meios financeiros ncessários para efectuar o reembolso”.

Em declarações ao DE, o economista João Loureiro explicou que “dependemos financeiramente dos outros”, sublinhando que “temos um conjunto de compromissos, [pelo que] a troika tem de ter interlocutores com capacidade de acção”.

Sem um Governo estável, ou com as possíveis eleições antecipadas, as avaliações ao memorando da troika ficam comprometidas e o financiamento, que o País devia continuar a receber até ao Verão de 2014, pode não chegar aos cofres públicos. Além disso, sem esta liquidez Portugal pode comprometer o pagamento da dívida aos credores.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas