Troika mostra pouca flexibilidade para ceder nos cortes

A troika terá demonstrado pouca abertura para alterar o rumo da consolidação orçamental portuguesa, avança o Jornal de Negócios. Os argumentos do comité internacional passam pela redução do défice em 2014, assim como pela relação entre a despesa e a receita previstas para este ano.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
16/07/2013 08:57 ‧ 16/07/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Despesa

A troika terá mostrado a Portugal pouca disponibilidade para alterar a essência do rumo de consolidação orçamental do País, assente nos cortes na despesa do Estado, indica o Jornal de Negócios.

Um dos argumentos que parece justificar esta falta de receptividade por parte dos credores internacionais face à tesourada prevista de 4,7 mil milhões de euros, passa pelo facto de a redução do défice prevista para 2014 ser inferior àquela registada em 2012.

Por outro lado, a troika insiste que o ajustamento deveria antever um contributo da despesa maior do que o da receita para a consolidação orçamental. Contributo esse que não pode ser levado a cabo face à impossibilidade de cortar salários e o enorme aumento de impostos decretado para este ano.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas