Risco de corrida aos depósitos com novas regras de resgate

A Europa está a subestimar o impacto na economia das novas regras de resgate, que incluem o recurso ao dinheiro dos depositantes com contas acima de 100 mil euros. Assim considera o especialista em finanças Franklin Allen, que em entrevista ao Diário Económico, diz que as consequências podem passar por “corridas” aos depósitos, “danosas para a economia real”.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
17/07/2013 08:50 ‧ 17/07/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Especialista

O professor de Finanças da escola de Negócios Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, Franklin Allen, sublinha que as novas regras de resgate aos bancos podem ser danosas para a economia, pois os depositantes chamados a participar na ajuda financeira não hesitarão em retirar o seu dinheiro das contas.

“Se chamarmos os depositantes a participar, então é provável que existam corridas” para levantar o dinheiro dos depósitos acima de 100 mil euros, cujo recurso é previsto nas novas regras europeias de resgate, afirma o especialista.

Para o académico, os “políticos provavelmente estão a subestimar o efeito destas corridas e o quanto elas serão danosas para a economia real”.

Por outro lado, o professor admite que os governos, sobretudo dos países periféricos, estão pressionados e sem margem orçamental e que sempre foram relutantes em “deixar os bancos cair”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas