Segundo resgate decidido ainda este ano

Na próxima avaliação da troika, que acontecerá em Setembro, os credores internacionais Fundo Monetário Internacional (FMI), Comissão Europeia, e Banco Central Europeu (BCE) já ao começar a estudar os possíveis cenários para Portugal após o programa de ajustamento a que o País está submetido. Sendo que, avança o Diário Económico, até ao fecho da 10ª avaliação do programa, prevista para Novembro, essa questão terá de ficar definida.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
22/07/2013 17:03 ‧ 22/07/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Ajuda externa

Até ao final deste ano, o Governo vai ter de acertar com a troika se, após o cumprimento do actual programa, conseguirá recorrer a um programa cautelar ou se precisará de um segundo resgate. Ou seja, explica o Diário Económico, esta questão ficará definida aquando da 10ª avaliação do programa de ajustamento, prevista para o mês de Novembro.

O jornal recorda que a primeira possibilidade, de um programa cautelar do Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE), já foi apontado, várias vezes e por diversas personalidades, como o caminho de Portugal no período pós-troika, que começará em Junho de 2014. Porém, a crise política em que o País mergulhou nas últimas semanas pode condicionar o acesso de Portugal aos mercados já no próximo ano e, consequentemente, conduzir a um segundo resgate.

Mas, o Diário Económico sabe que, o ‘futuro’ será definido com a troika até ao final deste ano, ainda que a informação pode ser oficializada mais tarde.

Ainda de acordo com o jornal, este tema será porém abordado na 8ª e 9ª avaliações do memorando, que deverão realizar-se no final do Verão e de forma conjunta, visto que o 8º exame regular foi adiado a pedido do Governo.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas