Gaspar volta ao Banco de Portugal e passa a observador da troika

O ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar está de regresso ao seu gabinete no Banco de Portugal e vai passar a ser observador do programa da troika, escreve o Diário de Notícias (DN).

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
31/07/2013 07:35 ‧ 31/07/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Ex-ministro

Uma semana após apresentar a sua demissão do Governo, Vítor Gaspar regressou ao seu anterior cargo de consultor do conselho de administração do Banco de Portugal e até já participou em algumas reuniões.

De acordo com o Diário de Notícias (DN), o ex-ministro das Finanças e conselheiro do banco central vai acompanhar de perto a execução do programa de ajustamento da troika, passando a ser uma espécie de observador, por parte do Banco de Portugal, depois de ser um dos actores principais na aplicação das medidas acordadas com o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia.

Antes da sua demissão, e no âmbito da reforma do Estado, o ex-ministro não gostou do recuo do Governo de coligação face aos professores e receava que existissem novas excepções, depois de o Executivo se ter comprometido a cortar 4,7 mil milhões de euros na despesa até 2015.

Aos 52 anos, Vítor Gaspar é conselheiro do Banco de Portugal desde Fevereiro de 2010, depois de ter sido director-geral do departamento de pesquisa do BCE entre 1988 e 2004. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas