Auto-estrada transmontana custa 22 euros a cada contribuinte

A auto-estrada transmontana, cujo tráfego foi aberto na passada sexta-feira, vai custar 22 euros a cada contribuinte, devido à revisão em baixa do número de veículos que a Estradas de Portugal (EP) prevê que circulem naquela via que liga Vila Real a Bragança, com ligação a Espanha, adiantou ao Jornal de Negócios fonte oficial da empresa.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
08/08/2013 09:22 ‧ 08/08/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

EP

O tráfego previsto para a recém-inaugurada auto-estrada transmontana era de 14.400 veículos, mas a EP estima agora que “o tráfego real seja bastante inferior”, o que vai condicionar também o valor das receitas, que inicialmente correspondiam a 399 milhões de euros.

Deste modo, cada veículo que circule na auto-estrada terá de pagar os 14 quilómetros portajados e terá um custo de 22 euros para os contribuintes portugueses.

Isto acontece, explica uma fonte oficial da empresa, porque só são cobrados 14 dos 134 quilómetros da via-rápida e porque o valor previsto para as receitas de portagens da Transmontana cobre apenas 4% dos encargos assumidos.

Falta apenas concluir um troço desta concessão da Transmontana, empresa liderada pelos grupos Soares da Costa e Globalvia, o nó de ligação ao IP4 em Parada de Cunhos, uma alternativa ao Túnel do Marão, que deverá estar concluído no final deste mês.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas