Pais pressionados por patrões para não gozarem licença

Várias empresas têm vindo a pressionar os pais para que não usufruam do seu direito à licença de paternidade, relata a edição deste sábado do Diário de Notícias. A Comissão para a Igualdade do Trabalho revela que, não raras vezes, os funcionários são questionados sobre se não há uma mãe para tomar conta do bebé.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
10/08/2013 09:41 ‧ 10/08/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Empresas

“É muito comum a entidade empregadora perguntar se não existe uma mãe que tome conta do filho ou insinuar que a ausência do trabalhador não é interessante para a empresa”. A denúncia é feita pela presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho (CITE), Sandra Ribeiro.

Ouvida pelo Diário de Notícias, a responsável conta que, “na maior parte das vezes, o impedimento de gozo de direitos parentais não é directo, é insinuado”.

Apesar de as queixas que a instituição a que preside recebe serem poucas, “temos muitos pedidos de informação”, isto porque, temem “represálias”, sobretudo quando o emprego é um bem cada vez mais preciso nos dias que correm.

Não obstante, Sandra Ribeiro acredita “que a pressão tem muito mais que ver com questões de estereótipo e com os papéis que a sociedade continua a atribuir a homens e a mulheres, do que com a crise”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas