"Ainda falta muito tempo para superar a crise mas, sem dúvida, que se fizeram avanços e os investidores internacionais já o entenderam", disse a chanceler alemã.
As eleições gerais na Alemanha realizam-se no dia 22 de setembro e Merkel, que se tem desdobrado em entrevistas, disse hoje que é precisa "paciência" para que o conceito de "responsabilidade e solidariedade" que ela e o Governo de coligação entre democrata-cristãos e liberais imprimiram para toda a União Europeia comece a dar resultados.
"Precisamos de paciência e devemos continuar consequentemente o nosso conceito de responsabilidade e solidariedade. É um sinal positivo que se verifique um ligeiro crescimento na Zona Euro", disse Merkel referindo-se aos últimos dados macroeconómicos publicados no Eurostat.
"A agência estatística europeia informou na semana passada que a Zona Euro saiu tecnicamente da recessão mais grave da História e que durou um ano e meio", afirmou.
Merkel disse ainda que não considera necessária uma nova ajuda à dívida grega e que apesar do país "ter de mudar muitas coisas" já aconteceram "avanços claros".