O país acordou com a notícia de mais uma perda no panorama artístico. A atriz e encenadora Fernanda Lapa morreu esta quinta-feira, dia 6, em Cascais. Tinha 77 anos.
Pelas redes sociais não tardaram em fazer-se notar sentidas homenagens de rostos conhecidos que privaram com a artista e admiravam o trabalho no mundo das artes do espetáculo.
Diogo Infante recorda-a como um "vulto incontornável da cena teatral em Portugal". "Deixou-nos hoje. Obrigado Fernanda por tudo", escreveu ainda.
Ver esta publicação no Instagram
Fernanda Lapa, atriz, encenadora, fundadora e directora da companhia Escola de Mulheres, é um vulto incontornável da cena teatral em Portugal. Deixou-nos hoje. Obrigado Fernanda por tudo. RIP. #escolademulheres
Uma publicação partilhada por Diogo Infante (@diogoinfanteoficial) a 6 de Ago, 2020 às 12:35 PDT
"Más notícias. Mais uma enormíssima perda... RIP Fernanda Lapa", lamentou Fernanda Serrano.
Ver esta publicação no Instagram
Sad news!Mais uma enormíssima perda... RIP Fernanda Lapa #tvi
Uma publicação partilhada por Fernanda Serrano (@fernandaserranooficial) a 6 de Ago, 2020 às 12:59 PDT
João Baião também prestou um tributo à atriz: "Um aplauso para a grande Fernanda Lapa".
Ver esta publicação no Instagram
Um aplauso para a grande Fernanda Lapa!
Uma publicação partilhada por João Baião (@joaobaiaobaiao) a 6 de Ago, 2020 às 1:34 PDT
"Morreu uma grande actriz e encenadora - uma mulher extraordinária. A directora artística da Escola de Mulheres será sempre uma referência para mim. Uma vénia e aplausos para a grande Fernanda Lapa, um abraço sentido a todos os familiares e amigos", foram as palavras de Rita Ferro Rodrigues.
Ver esta publicação no Instagram
Morreu uma grande actriz e encenadora - uma mulher extraordinária. A directora artística da “ Escola de Mulheres” será sempre uma referência para mim. Uma vénia e aplausos para a grande Fernanda Lapa, um abraço sentido a todos os familiares e amigos. “Por manifesta vontade de Fernanda Lapa, e das restantes companheiras de Teatro, a Escola de Mulheres nasce com o intuito de romper com o estado de coisas a que estavam remetidas as mulheres no teatro português. Quase nunca nenhum texto de autoria feminina era representado, havia pouquíssimas encenadoras e estas ficavam na maior parte dos casos sempre à espera de serem convidadas pelos Directores das Companhias. A maioria das peças representadas davam da mulher imagens estereotipadas ou idealizadas e os elencos eram maioritariamente masculinos. As actrizes esperavam ser convidadas e nunca tinham hipótese de escolher os textos que gostariam de representar. Na maior parte das Companhias as mulheres tinham funções de secretariado, eram bilheteiras, costureiras ou empregadas de limpeza. Havia muito poucas mulheres em funções técnicas, tais como na Luminotécnica, na Sonoplastia, construção de Cenários, etc., profissões tradicionalmente masculinas. A Escola de Mulheres - Oficina de Teatro nasce como companhia que privilegia, desde a sua criação, o trabalho feminino e que procura dar uma imagem da mulher consentânea com a realidade.” @escolademulheres1995
Uma publicação partilhada por ritaferrorodrigues (@ritaferrorodrigues) a 6 de Ago, 2020 às 1:22 PDT
"Querida, maravilhosa, talentosa, generosa Fernanda Lapa... Fazes tanta falta... Agora dorme", despediu-se Alexandra Lencastre.
Ver esta publicação no Instagram
QueridaMaravilhosatalentosa Generosa Fernanda .. fazes tanta falta .. agora dorme
Uma publicação partilhada por Alexandra Lencastre (@mariasgoneee) a 6 de Ago, 2020 às 1:50 PDT
"Que notícia tão triste. Fernanda Lapa era uma mulher admirável e carismática, uma actriz notável. Lembro-me da primeira contracena que tivemos no ‘I Love it’ e que curiosamente não estava nervoso porque a sua energia era tão boa e o seu olhar deu-me confiança. Que honra! Gostava mesmo de si! Obrigado Fernanda por todo o seu legado. Portugal está mais pobre. Que Ano... Até sempre", recordou Frederico Amaral.
Ver esta publicação no Instagram
Que notícia tão triste. Fernanda Lapa era uma mulher admirável e carismática, uma actriz notável. Lembro-me da primeira contracena que tivemos no ‘I Love it’ e que curiosamente não estava nervoso porque a sua energia era tão boa e o seu olhar deu-me confiança. Que honra! Gostava mesmo de si! Obrigado Fernanda por todo o seu legado. Portugal está mais pobre. Que Ano... Até sempre! #fernandalapa
Uma publicação partilhada por Frederico Amaral (@frederico_amaral_) a 6 de Ago, 2020 às 3:30 PDT
Sílvia Rizzo referiu-se à atriz como uma "das grandes pessoas que vão saindo de cena".
Ver esta publicação no Instagram
FERNANDA LAPA Das grandes pessoas que vão saindo de cena Descansa em paz!
Uma publicação partilhada por Sílvia Rizzo (@silviarizzoo) a 6 de Ago, 2020 às 2:35 PDT
"Até sempre Fernanda Lapa, obrigado por tudo o que me deste. Obrigado por tudo o que nos deste", escreveu Ricardo Carriço.
Ver esta publicação no Instagram
Até sempre Fernanda Lapa, obrigado por tudo o que me deste, Obrigado por tudo o que nos deste! #atoresportugueses #teatro #cinema #televisao #cultura #amigos
Uma publicação partilhada por Ricardo Carriço (@ricardo.carrico_oficial) a 6 de Ago, 2020 às 2:35 PDT
Ruy de Carvalho também comoveu os seguidores ao recordar a amizade de longa data com Fernanda Lapa. "Mas que ano terrível... Eras ainda uma miúda, Fernanda, quando te conheci... tu e a tua querida irmã, São José Lapa. Conhecia-te há mais de seis décadas... É muito tempo... foi cedo para partires".
Ver esta publicação no Instagram
Mas que ano terrível.... Eras ainda uma miúda Fernanda , quando te conheci... tu e a tua querida irmã São José Lapa, conhecia-te há mais de seis décadas.. É muito tempo....foi cedo para partires. @saojoselapa muita força!
Uma publicação partilhada por Ruy De Carvalho - Ator ↙️ (@ruydecarvalhooficial) a 6 de Ago, 2020 às 3:07 PDT
Leia Também: Ruy de Carvalho chora a morte do ator e encenador Juvenal Garcês