A rainha Isabel II e o príncipe Filipe estão a cumprir quarentena no Castelo de Windsor, isolados da restante família, e esta sexta-feira celebram a sós uma data simbólica. Completam-se 73 anos desde que subiram ao altar e deram início a uma das histórias de amor mais inspiradoras da monarquia britânica.
No verão de 1939, quando monarca tinha apenas 13 anos, conheceu o príncipe Filipe da Grécia e da Dinamarca, na altura com 18, e foi amor à primeira vista. Oito anos depois a relação foi oficializada perante o mundo, numa pomposa cerimónia na Abadia de Westminster, em Londres.
Um ano depois nasceu o tão desejado primeiro filho, o príncipe Carlos, herdeiro ao trono. Em 1950, a família aumentou com a chegada da princesa Ana e o casal decidiu que não teria mais filhos. Mas o instinto maternal de Isabel II falou mais alto em uma década depois nasceu André e em 1964 Eduardo.
A 20 de novembro de 1947, Isabel II e Filipe, duque de Edimburgo, assumiram o pacto de permanecerem lado a lado até à eternidade e passados 73 anos a união entre ambos revela-se intocável.
Neste dia especial, recordamos os momentos de maior ternura entre o casal. Veja na galeria.