Shonda Rhimes já tinha deixado o alerta no ar. A criadora e realizadora de ‘Anatomia de Grey’ não andava satisfeita com as atitudes de Patrick Dempsey, um dos protagonistas da série que dura há já uma década.
Conhecida por tirar atores de cena com bastante facilidade, principalmente quando em causa estão desentendimentos ou divergências internas, Shonda não hesitou em afastar uma das personagens mais marcantes e queridas do público, tal como fez com Katherine Heigl, Isaiah Washington e TR Knigh. O New York Times noticiou, esta semana, que Shonda tinha já criticado os "tiques de diva" do ator.
A morte de Shepherd aconteceu no mais recente episódio da série, transmitido esta madrugada nos Estados Unidos. Com o título ‘How to Save a Life’, o episódio coloca Dempsey como herói (ao salvar várias vidas num acidente de viação), mas o azar e uma consequente morte cerebral tiram-no, de vez, da série.
Assim que o episódio foi transmitido, Shonda Rhines escreveu no Twitter que “Derek Shepherd será sempre uma personagem carismática”.