Uma aplicação para telemóveis permite a qualquer pessoa saber onde está o helicóptero-ambulância pilotado pelo príncipe William.
Segundo especialistas consultados pelo ‘Daily Mail’, a aplicação representa um “risco extremo” para o herdeiro da coroa britânica, uma vez que esta pode ser usada por pessoas mal-intencionadas para saber, em tempo-real, a localização, velocidade, altitude e destino do helicóptero.
Os subscritores da aplicação podem ainda receber alertas de cada vez que príncipe levantar voo para uma missão de socorro em nome da East Anglian Air Ambulance, para onde trabalha por turnos.
Apesar de a presença de qualquer um dos membros da família real costumar envolver fortes medidas de segurança, quando William está a trabalhar, numa emergência, o local onde aterra não foi previamente inspecionado.
O palácio de Buckingham e a polícia metropolitana não teceram qualquer comentário, mas o mesmo jornal avança que estão a ser levados a cabo esforços urgentes para tirar o helicóptero do príncipe do radar.
Apesar de ser possível obter informações detalhadas sobre qualquer avião comercial com esta aplicação, os aviões militares ou diplomáticos não aparecem nos seus radares por questões de segurança.