O príncipe Johan Friso, da Holanda, morreu hoje aos 44 anos na sequência de um acidente de ski, ocorrido em Fevereiro deste ano. "O príncipe Friso morreu na sequência de complicações causadas por danos no cérebro, devido à falta de oxigénio após o acidente de esqui de 17 de Fevereiro de 2012, em Lech, Áustria", informou o serviço de comunicação da Casa Real da Holanda, esta segunda-feira.
Na altura um médico que assistiu o príncipe referiu, em conferência de imprensa, não ser possível “dizer [naquele momento] com certeza se o príncipe Friso recuperará algum dia a consciência (…) devido ao tempo passado (cerca de 20 minutos) sob a neve, o cérebro não recebeu oxigénio suficiente", e, consequentemente, “provocou danos maciços no cérebro do paciente".
O príncipe Johan Friso é o segundo filho da rainha Beatriz e irmão de Guilherme Alexandre. Casou-se em 2004 com Mabel Wisse Smit, com quem teve duas filhas, Luana, de seis anos, e Zaria, de cinco anos. O governo holandês não autorizou o casamento de Johan Friso e oficialmente o príncipe já não pertencia à casa real holandesa e não estava na linha de sucessão ao trono, mantendo porém o título de 'príncipe de Orange-Nassau'.
Estudou engenharia mecânica em Berkeley (Estados Unidos), e depois em Delft, perto de Haia, onde obteve o diploma de engenheiro em 1994.