Lisboa é a cidade das sete colinas, a cidade dos miradouros, do Tejo e de toda uma gastronomia que espelha o que de melhor se come em Portugal. A culinária nacional voltou a ser destaca internacionalmente, agora pelo site Wine Spectator.
Num artigo publicado esta semana, Robert Camuto destaca “chefs com menos de anos que animam uma culinária à base de azeite, peixes e mariscos” e eleva Lisboa como a nova “capital europeia da culinária”.
Lisboa é “agora um ótimo lugar para comer refeições bonitas, cheias de sabores intensos e beber complexos vinhos” bem mais em conta do que noutros países europeus. Mas não é apenas pelo preço que o vinho nacional ganha importância: “o negócio dos vinhos em Portugal está a explodir em maior quantidade e maior qualidade”.
“A cozinha de Lisboa é o resultado de uma longa história de fusão que floresceu aqui há cerca de 500 anos, quando os exploradores portugueses voltaram para casa com novos alimentos e especiarias, incluindo a batata, o tomate, o café, o chá, o açafrão, o coentro e a pimenta. Esse espírito de aventura ainda existe”, lê-se no artigo.