O autor do livro ’22 Ways to Simpler Living and Frictionless Email’ e dono do site Friction Less Living, Carl Phillips explicou num artigo no Huffigton Post quais é que são os problemas de estar híper conectado e deu algumas dicas para tirar algum tempo ‘offline’.
Precisamos de tempo para recuperar, para contemplar. Tal como o nosso cérebro relaxa e sonha enquanto dorme, o mesmo acontece durante o dia, por isso é preciso tirar alguns momentos desconectado com o online e conectado com o que se passa à nossa volta.
Carl Phillips explica que nos estamos a ‘afogar em informação’: As ‘portas’ do digital estão completamente abertas e isso resulta em que a maioria de nós esteja a receber demasiada informação, esteja híper-conectado, stressado e com uma necessidade urgente de fazer ‘reset’. Dormir ajuda mas o problema é que a primeira coisa que a maioria das pessoas faz é ir a correr para os seus smartphones.
A tecnologia que temos agora à disposição é verdadeiramente incrível, a forma como a usamos é que não é sempre tão incrível assim, destaca.
Estamos a usar a tecnologia para melhorar as nossas vidas ou estamos a deixar que a tecnologia arruíne as nossas vidas? Se dá conta que saiu de casa sem telemóvel e entra em pânico, talvez seja tempo de dar um passo atrás. Estar todo o dia a verificar caixas de email, blogs e redes sociais e a fazer atualizações e a carregar no botão ‘refresh’, este pode ser um sinal de alerta para uma dependência tecnológica.
Para resolver esta questão Carl Phillips sugere que planeie Tempo Offline: A nossa mente e o nosso corpo precisam de desconectar de vez em quando. E como o fazer? Planeie o tempo que se vai desconectar com outras atividades. Use esse tempo para se dedicar a um hobbie que não seja stressante, ou para pensar.