Suor e stress: Saiba como evitar esta combinação
Nos momentos de maior stress, é o suor o maior e embaraçoso inimigo.
© Reuters
Lifestyle Comportamento
O suor é uma das formas mais naturais do corpo reagir a temperaturas quentes, a atividades físicas e ao stress. A transpiração é causada por dois tipos de glândulas sudoríparas, a apócrina e écrina: a primeira, localiza-se em torno das axilas e genitais e produz um suor mais espesso constituído por proteínas e lípidos; já a segunda estende-se por todo o corpo e carateriza-se pelo aspeto líquido composto por água e sal.
Nigel Taylor, da Universidade de Wollongong, estuda há já 20 anos o suor causado por situações de stress e pressão psicológica, aquele que se sente quando se leva um raspanete do patrão ou quando se tem que terminar algo imediatamente mesmo quando não há tempo para tal.
Segundo o especialista, citado pela Men’s Health, o suor e o stress são duas condições que se relacionam mutuamente e que podem causar momentos de embaraço e desconforto, uma vez que é algo que não se controla, tal como acontece com o suor provocado pelo exercício físico, diz a Men’s Health.
Depois de terem analisado vários homens, os membros da equipa de Taylor detetaram que as glândulas écrinas estão relacionadas tanto com a transpiração do exercício físico como aquela que é provocada por stress e pressão psicológica e que o seu cheiro depende das bactérias existentes na pele. Contudo, não existe, ainda, uma forma de eliminar esta reação perante momentos de nervos, somente formas de contornar a situação.
Como evitar suar em situações de stress?
Saber lidar com o stress é a forma mais eficaz de evitar a transpiração indesejada, por exemplo, planeando e simulando mentalmente possíveis situações de nervos e ansiedade, o que ajuda a saber lidar com os momentos reais de stress.
Ter uma postura natural perante o suor do stress é também uma forma de não ficar ainda mais nervoso e de não chamar todas as atenções para as manchas que surgem na camisa. Todas as pessoas têm uma maneira própria de reagir ao stress e a transpiração não é, de todo, a pior.
Usar um desodorizante roll-on ajuda a secar mais a pele, diz o especialista Mark Fergunson, mas nos casos de suor extremo, o melhor é mesmo falar com o médico de família e tentar encontrar o melhor produto para quantidade de suor expelido.
Optar por tecidos não muito finos e escuros ajuda a disfarçar as zonas molhadas e ter atenção às manchas brancas são outras formas de contornar embaraços maiores.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com