Apenas um em cada 2010 obesos consegue atingir o peso ideal. E apenas uma em cada 124 mulheres também o consegue fazer. Estes são os números mais alarmantes de um recente estudo da Universidade King´s College de Londres.
De acordo com a investigação, os números tornam-se ainda mais assombrosos quando em causa está a obesidade mórbida: apenas um em cada 1.290 homens e uma em 677 mulheres atingem o peso que é considerado ideal e que vai de encontro com os padrões de peso saudável.
Durante dez anos, 278.982 pessoas foram analisadas e os investigadores concluíram que apenas um em cada 12 homens e uma em cada dez mulheres eram capazes de perder apenas 5% do seu peso durante um ano.
Contudo, escreve o Science Daily, mesmo aqueles que perderam um pouco de peso ao longo de dez meses, 53% dos participantes acabaram por voltar ao excesso de peso que tinham. Após cinco anos de análise, 78% dos inquiridos voltou ao peso que tinha antes da investigação ter iniciado.
Dos 278.982 obesos analisados com um índice de massa corporal (IMC) de 30 a 35 – de ambos os sexos –, apenas 2.528 conseguiram alcançar o peso ideal, isto é, um peso considerado saudável de acordo com a sua condição e altura.