Ver rostos ou animais em nuvens pode ser sintoma de neurose

Cientistas de Tóquio associam a pareidolia à neurose.

Notícia

© Pixabay

Notícias Ao Minuto
24/07/2015 18:14 ‧ 24/07/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Estudo

As pessoas que veem rostos nos mais variados objetos ou situações podem ser neuróticas. Esta é a conclusão de um estudo do Laboratório de Ciências da Comunicação NTT, em Tóquio, apresentado este mês na reunião anual da Associação para o Estudo Científico da Consciência, em Paris.

De acordo com o Huffington Post, os investigadores dizem que fenómeno de ver coisas na aleatoriedade – chamado de pareidolia – é um sinal de neurose e mais comum do que o imaginado, uma vez que está também relacionado com emoções positivas e traços de personalidade.

A pareidolia, até agora associada apenas à psicose, é “um fenómeno neuroperceptual normal” e até mesmo “positivo”, diz Kang Lee, neurocientista da Universidade de Toronto e colaborador neste estudo japonês.

Esta relação entre a neurose e a pareidolia chegou depois de terem sido analisadas as personalidades e tendências para sentimentos positivos e/ou negativos de 166 estudantes universitários japoneses. Estes jovens foram também submetidos a um teste em que tinham que olhar para uma folha cheia de pontos aleatórios e contornar os objetos e rostos que lá viam.

Os estudantes com personalidade neurótica e espírito positivo foram os que mais contornos desenharam, sendo os animais e plantas os mais comuns. As mulheres, conta o Huffington Post, foram o género que se mostrou mais propenso a ver rostos e objetos nos pontos.

Embora a neurose seja relacionada a sentimentos negativos, os investigadores deste estudo revelam que, no caso da pareidolia, faz sentido que a personalidade neurótica esteja relacionada com pensamentos e atitudes positivas, uma vez que o facto de verem rostos e objetos na aleatoriedade é sinal de criatividade na resolução de problemas.

(Vê alguma algum rosto na imagem acima?)

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas