Estes alimentos cansam, literalmente

A sensação de cansaço após refeições é comum, mas existem alguns alimentos que aumentam o cansaço.

Notícia

© Pixabay

Notícias Ao Minuto
31/07/2015 11:31 ‧ 31/07/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Propriedade

E depois do almoço ou do jantar chega aquela moleza e vontade de dormir. A grande maioria das pessoas já passou por isto e a culpa é daquilo que come. Sim, alguns alimentos cansam… literalmente.

Ao Huffington Post, a médica e autora Pamela Peeke revela quais os alimentos que provocam cansaço e explica por que tal acontece.

1. Massa – ou qualquer outro hidrato de carbono refinado. A massa, por exemplo, provoca aumento dos níveis de açúcar no sangue o que, por seu turno, desencadeia uma queda de insulina. Esta situação provoca fraqueza, cansaço e sono.

2. Banana – conhecida por evitar cãibras e dores musculares, a banana é um dos alimentos que mais relaxa os músculos e que, com isso, provoca uma sensação de cansaço e ‘moleza’. Os elevados níveis de potássio ajudam ainda a melhorar o sono.

3. Carne vermelha – esta é uma moeda de duas faces, explica a médica. Se, por um lado, os níveis de ferro impulsionam a energia, por outro a quantidade de gordura proporciona a sensação de fadiga.

4. Cerejas – amigas de quem quer manter ou perder peso devido ao poder antioxidante, as cerejas são também aliadas do sono, uma vez que contêm melatonina, hormona que impulsiona uma melhor qualidade de sono. Peeke diz mesmo que comer este fruto de forma regular ajuda a criar uma rotina mais saudável de sono.

5. Salmão – este e outros peixes classificados como ‘gordos’ mas saudáveis e portador de vitamina B6, que estimula a produção da hormona do sono, a melatonina.

6. Alface – Pamela Peeke garante que a alface “tem propriedades sedativas que afetam o cérebro de uma forma similar aos opioides", isto é, aos analgésicos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas