São 15, mais de 20, mais de 30 ou até mesmo 42 quilómetros - e não falando, aqui, dos ultra-maratonistas. Os adeptos da corrida de longa distância passam horas a fio na estrada mas, afinal, no que pensam?
Isso foi o que os investigadores norte-americanos tentaram descobrir. Para tal, os cientistas das universidades da California, Barry e Minnesota deram um sistema de áudio a dez corredores, dos 29 aos 52 anos, e pediram para que falassem em voz alta sobre aquilo que estavam a pensar durante uma corrida de longa distância.
Ao todo, conta o site Science of Us, foram recolhidas 18 horas de áudio que revelaram uma tendência para pensamentos sobre o momento. Mais concretamente, os corredores falaram sobre o ritmo e distância, a dor e o desconforto e ainda o meio ambiente. Contudo, foram ainda registados palavrões de incentivo ou de crítica à performance.
Para os mentores do estudo, esta forma de captar os pensamentos pode não ser a mais eficaz (uma vez que aquilo que se diz não é, necessariamente, aquilo em que se pensa), mas pode dar algumas indicações sobre a semelhança entre atletas amantes e amadores e atletas de alta competição, que tendem a focar-se nos seus músculos, dores, postura e passada durante a corrida.
O estudo foi recentemente publicado na International Journal of Sport and Exercise Psychology.