Com as portas e janelas fechas por causa dos dias mais frios, acender uma vela perfumada é um truque que muitas pessoas usam para ‘refrescar’ e camuflar os cheiros da casa fechada ou da humidade.
Mas este ato aparentemente inofensivo pode encher a sua casa de químicos prejudiciais para a sua saúde, alertam os cientistas.
Como reporta o Daily Mail, os especialistas dizem que os perfumes presentes nas velas, nos ambientadores e em produtos de limpeza contêm limoneno, que reage com outros gases no ar transformando-se em formaldeído, que numa sala mal ventilada pode alcançar níveis perigosos.
É o que sugere um estudo levado a cabo pelo professor Alastair Lewis do Centro Nacional para a Ciência Atmosférica da Universidade de Iorque, que analisou seis casas durante cinco dias.
O investigador descobriu ainda que o formaldeído criado quando o limoneno entra em contacto com o ozono presente no ar atinge níveis que podem provocar cancros no nariz e na garganta. E, no mínimo, pode provocar dores de garganta, tosse, comichão nos olhos e sangramentos pelo nariz.