Os perigos que as velas perfumadas escondem

Especialistas alertam que as velas perfumadas podem libertar químicos perigosos.

Notícia

© PixaBay

Notícias Ao Minuto
15/01/2016 22:03 ‧ 15/01/2016 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Estudo

Com as portas e janelas fechas por causa dos dias mais frios, acender uma vela perfumada é um truque que muitas pessoas usam para ‘refrescar’ e camuflar os cheiros da casa fechada ou da humidade.

Mas este ato aparentemente inofensivo pode encher a sua casa de químicos prejudiciais para a sua saúde, alertam os cientistas.

Como reporta o Daily Mail, os especialistas dizem que os perfumes presentes nas velas, nos ambientadores e em produtos de limpeza contêm limoneno, que reage com outros gases no ar transformando-se em formaldeído, que numa sala mal ventilada pode alcançar níveis perigosos.

É o que sugere um estudo levado a cabo pelo professor Alastair Lewis do Centro Nacional para a Ciência Atmosférica da Universidade de Iorque, que analisou seis casas durante cinco dias.

O investigador descobriu ainda que o formaldeído criado quando o limoneno entra em contacto com o ozono presente no ar atinge níveis que podem provocar cancros no nariz e na garganta. E, no mínimo, pode provocar dores de garganta, tosse, comichão nos olhos e sangramentos pelo nariz.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas