Tem dores durante a relação sexual? Saiba o que pode ser.
A edição brasileira da revista Cosmopolitan consultou o ginecologista Francis Helber, de São Paulo, para ajudar a perceber as causas possíveis da dor que sente durante o ato sexual. Eis doze possibilidades:
1. Tomar contraceptivo. As hormonas reduzem a sua lubrificação, por isso a vagina fica naturalmente mais seca. Para ter mais conforto durante a relação sexual pode usar lubrificantes.
2. Escassez de preliminares. Além de ajudarem a criar um ambiente propício para o sexo, é neste momento que o corpo vai produzir naturalmente a lubrificação. Para evitar dores durante a penetração não ‘salte’ esta parte.
3. Infeção fúngica. Este tipo de infecção provoca mais comichão do que dor mais como altera o PH da vagina pode inflamar o tecido vaginal e provocar dor durante a penetração. Não tenha relações sexuais até a infecção passar.
4. Clamídia. Esta doença sexualmente transmissível pode provocar inflamação e cicatrizes que tornam o sexo desconfortável. Além disso é uma doença que pode passar despercebida uma vez que não apresenta sintomas. Consulte um médico e faça o teste – e até lá pare de ter relações sexuais.
5. Se está inchada. Se está com prisão de ventre ou com o período menstrual quase a chegar é provável que fique mais inchada e que o sexo se torne desconfortável. Beba muita água e urine antes de fazer sexo.
6. A posição não está a funcionar. A inclinação do útero http://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/517783/o-que-pode-determinar-a-posicao-sexual-preferida-da-mulher pode afetar o seu nível de conforto durante o sexo. Mude de posição, tente ficar por cima, para ter mais controlo em termos de profundidade e ângulo de penetração.
7. Endometriose. É quando as células que normalmente revestem o útero (responsáveis pelo sangramento durante a menstruação) começam a crescer noutros sítios - como nas trompas. No caso da endometriose, o sintoma durante o sexo é uma dor dentro da barriga. Consulte o seu médico para que ele possa fazer o diagnóstico e aconselhar o melhor tratamento.
8. Se está grávida. Quanto mais próxima estiver a data do parto, mais pesado o útero fica - deitada, o peso pode comprimir um grande vaso sanguíneo provocando desconforto e dores. Evite deitar-se de barriga para cima, especialmente durante o sexo.
9. Se faz spinning. A sua aula de spinning pode estar a fazer pressão sobre os nervos da vulva, que pode provocar desconforto ou dor na hora do sexo - especialmente se se senta de forma incorreta na bicicleta. Use um banco ou calções acolchoados para aliviar a pressão.
10. Se está a amamentar. A amamentação diminui os níveis de estrogénio e faz com que os tecidos vaginais fiquem mais delicados. Use um lubrificante durante o sexo.
11. Vaginismo. Este espasmo ou aperto involuntário dos músculos vaginais torna a penetração dolorosa, se não impossível. "O tratamento geralmente é feito através de terapias, quando o trauma é psicológico”, por isso é sempre aconselhável procurar um médico, destaca o Dr. Francis Helber.
12. Se a última relação sexual foi muito ‘agressiva’. Quando o sexo é mais bruto do que o normal a sua vagina pode sofrer as consequências, deixando-a muito sensível para a próxima relação. Faça uma pequena pausa nas relações sexuais até melhorar e não se esqueça do lubrificante.