Quando alguém está com a cabeça ‘cheia’ de problemas, incapaz de se manter focada e de excluir pensamentos indesejados, nada como uma boa corrida. Literalmente.
É comum ouvir que a corrida ajuda a desanuviar a cabeça e clarear ideias e a ciência sabe agora porquê. Passadas três décadas de pesquisa, a área da neurociência conseguiu traçar uma ligação entre o exercício aeróbico e a clareza cognitiva.
O mais recente estudo foi publicado no início do mês e indica que o pós-corrida não só melhora a memória, como dá aos corredores uma sensação de nascimento, isto é, as pessoas sentem-se mais vivas, mais ativas e mais capazes, lê-se na New York Magazine.
Para o estudo, Emily E. Bernstein e Richard J. McNally (da Universidade de Harvard) convidaram 80 pessoas a ver uma cena do filme ‘The Champ’ (1979), mas antes, metade teve que correr 30 minutos enquanto os restantes apenas ficaram à espera que a película começasse.
Depois dos participantes terem assistido ao excerto do filme, os investigadores conseguiram concluir que aqueles que correram mostram-se emocionalmente mais fortes, não cedendo com tanta facilidade às imagens fortes do filme, uma vez que os problemas que tinham acabaram ficar menos presentes na mente depois da corrida.