Apesar de o corpo ter tanta água, parte desta vai sendo eliminada na urina, na transpiração e até quando respiramos e por isso deve ir sendo reposta ao longo do dia.
Beber água para compensar estas perdas é fundamental. Mas o que é que acontece quando não bebemos o suficiente?
"A água, sendo um solvente universal, fornece nutrientes ao corpo, regula a temperatura corporal e lubrifica os olhos e articulações", disseram Mitchell Moffit e Greggory Brown, do AsapScience, um canal no YouTube especializado em ciência.
Sem água perdemos energia, a pele fica seca e até o humor é afetado. Quando estamos desidratados o cérebro envia um sinal para conseguir reter a água no nosso corpo por mais tempo.
A professora Mia Nacamulli explica numa animação divulgada numa conferência TED-Ed que quando o corpo se desidrata as terminações nervosas do hipotálamo do cérebro – que estão no que os cientistas chamam de "centro da sede" (OCPTL) – enviam sinais para a liberação de uma hormona antidiurética.
Esta hormona chega até aos rins e estimula as aquaporinas, proteínas das membranas das células que podem transportar moléculas de água, permitindo que o sangue retenha mais água no corpo. Quando isto acontece, a urina fica mais escura e com um cheiro mais forte.
Durante este processo de desidratação também se sente menos vontade de urinar e se fica com menos saliva. Pode ainda sentir tonturas porque o cérebro está a tentar adaptar-se à falta de água.
Um cérebro desidratado contrai-se devido à falta de água e precisa de trabalhar mais para conseguir o mesmo resultado que um cérebro bem hidratado.
A falta de água no organismo pode levar à diabetes, colesterol alto, problemas digestivos e fadiga entre outros.
Este processo pode continuar durante apenas alguns dias, mas se interromper totalmente a ingestão de água, o corpo começará a sofrer com os efeitos mais graves e, no final, vai parar de funcionar.
O tempo de sobrevivência sem beber água varia entre três e cinco dias, de acordo com cada pessoa. Mas já foram registados casos de pessoas que conseguiram sobreviver mais tempo.
De acordo com Mia Nacamulli, o mais recomendável é que os homens bebam entre 2,5 e 3,7 litros de água por dia e as mulheres, de 2 a 2,7 litros, destaca a BBC.
Conhaça ainda sete bons motivos para ter água sempre por perto e pronta a beber.