Depois da Grécia, há mais um incumprimento à vista

Dia de hoje deverá trazer a confirmação do incumprimento porto riquenho. Território dos Estados Unidos não conseguiu cumprir obrigações financeiras perante os credores.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
03/08/2015 11:45 ‧ 03/08/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Dívidas

O mundo está prestes a ver mais um país entrar em incumprimento. Com o exemplo da Grécia ainda vivo na mente dos mercados, Porto Rico é a próxima vítima do peso da dívida pública na economia e finanças nacionais.

Depois de pagar 169 milhões de dólares (154 milhões de euros) ao Banco de Desenvolvimento no final da semana passada, o gabinete do governador porto riquinho tinha dado conta de uma situação de rutura.

“Não temos dinheiro”, afirmou o porta-voz do líder de Porto Rico, garantindo que o próximo pagamento aos credores não seria realizado. As últimas notícias avançadas pelo Financial Times dão conta do incumprimento perante a Public Finance Corporation, esperando-se a confirmação da bancarrota ainda hoje.

A situação difícil no protetorado dos Estados Unidos arrasta-se há alguns meses, sem sinais de melhoria. Em meados de julho, o governador Alejandro García Padilla tinha admitido que “a dívida não é sustentável”, e seria necessária uma reestruturação para garantir o futuro a longo prazo de Porto Rico.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas