Chama-se Francesca Immacolata Chaouqui e tem 27 anos. Além disso, a jornalista italiana é, desde Julho, uma das oito pessoas escolhidas para organizar a estrutura económica e administrativa do Vaticano.
No entanto, a assessora está a dar que falar por críticas que fez via internet há alguns meses. Segundo noticiam os media italianos, Francesca ‘atacou’ a Igreja, em especial Bento XVI e o seu braço-direito, o cardeal Tarcisio Bertone, através de comentários que fez na sua página oficial do Twitter.
Sobre Bento XVI a mulher ‘postou’, em Março, que o antigo papa sofria “de leucemia há mais de um ano”.
No entanto, sobre Tarcisio Bertone a jornalista foi mais longe: "Acredito numa igreja: una, santa, católica e apostólica. Se calhar, alguém deveria recordá-lo a Bertone", escreveu, acusando o cardeal de ser "corrupto".
Francesca também comentou a renúncia de Bento XVI, dizendo que "Bertone ganhou. Estava segura de que não o faria mas deitou a toalha ao chão", mostrando-se ainda “decepcionada” com a situação.
A conta já foi entretanto removida e apesar da polémica, Francesca mostrou-se calma assegurando ao jornal italiano 'Il Corriere della Sera' que não está preocupada "porque o Santo Padre também não está".