Pilotos de "ultra-race" fabricam carros para a competir em Portugal

Pilotos portugueses já estão a construir de raiz os seus carros para participarem na prova "King of Portugal", que é inspirada na "mítica" competição norte- americana "King of Hammers", com base naqueles veículos militares norte-americanos.

Notícia

© Lusa

Lusa
14/09/2013 11:49 ‧ 14/09/2013 por Lusa

Mundo

Estados Unidos

"Trata-se de um carro desenvolvido para a competição. Já montámos dois carros em Portugal. O chassi é por nós fabricado, sendo que há componentes que são importados dos Estados Unidos", disse à agência Lusa o piloto Emanuel Costa, de Penafiel.

Segundo este "piloto-sensação" do "off road" em Portugal, a modalidade é praticada no país há apenas três anos, havendo seis carros com as características dos que disputam as provas norte-americanas, o que causou alguma surpresa nos Estados Unidos (EUA).

"É um carro com futuro, já que é preparado para a competição. Não um carro de série alterado", frisou.

A "King of Hammers" é uma competição "off road" que combina a corrida no deserto e "rock crawling", uma prova extrema de condução fora de estrada, "em qualquer lugar", com veículos "altamente modificados" para superar obstáculos.

O piloto português disse acreditar no futuro da competição em Portugal e mesmo na organização de um campeonado a nível europeu, estando mesmo prevista a organização de quatro provas.

Por seu turno, José Santos, da "King of Portugal" declarou à Lusa que Portugal é dos países mais forte no contexto europeu neste tipo de modalidade "off road" e já com "sete pilotos muito promissores".

"Há dois pilotos, como o Emanuel Costa e o Candeias, que têm andamento para disputar provas nos Estados Unidos", acrescentou o organizador do evento.

Os pilotos mostraram-se satisfeitos com o traçado e acreditam no futuro da competição em Portugal, sublinhou José Santos, acrescentando: "Esta prova serve também para mostrar que temos um país moderno. Já percorri praticamente o mundo inteiro e acredito na forma de os portuguese encarem a prova".

Os espetadores também se mostraram satisfeitos com "uma prova cheia de adrenalina": "O que mais me chamou a atenção foi a construção dos carros e a dureza da prova", disse Sérgio Ferreira um aficionado do "off road" vindo de Santo Tirso.

Os espectadores espanhóis também marcaram presença em força na pista de trial de Vimioso.

Na competição europeia que hoje termina na vila transmontana de Vimioso marcaram presença 33 equipas oriundas de países como os Estados Unidos, Holanda, Bélgica, França, Espanha, Itália e Portugal.

A vila do nordeste transmontano acolhe pela primeira vez na europa continental esta mítica prova de matriz norte-americana

Os carros "ultra race" que participaram na corrida podem chegar aos 650 cavalos de potência e o seu valor situa-se entre os 60 mil e os 160 mil euros.

O vencedor em Vimioso, além de ganhar um cheque no valor de cinco mil euros, tem ainda a oportunidade de participar numa prova nos Estados Unidos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas