E se um novo estilo de vida lhe retardasse o envelhecimento?

Uma experiência levada a cabo por investigadores americanos permitiu retardar o envelhecimento de 10 homens que adoptaram um estilo de vida vegetariano, de relaxamento e exercício físico, segundo a Lancet Oncology.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
17/09/2013 16:07 ‧ 17/09/2013 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Células

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia observou as mudanças que o estilo de vida pode ter no envelhecimento humano e alterou as rotinas diária de 35 homens, obtendo resultados promissores.

A adopção de uma alimentação vegetariana, complementada com um rigoroso programa de exercício físico e com a prática de ioga e meditação, por um grupo de 10 homens, ao longo de cinco anos, permitiu retardar o seu envelhecimento celular em termos genéticos, divulga hoje a publicação científica Lancet Oncology, citada pelo Expresso.

As alterações foram detectadas nos telómeros, estruturas de proteínas e ADN que formam as extremidades dos cromossomas e que são responsáveis por proteger a informação genética durante a divisão celular. À medida que as células se dividem, estas estruturas vão-se tornando mais pequenas, podendo levar à morte das células.

A estratégia utilizada pelos investigadores americanos permitiu aos 10 homens que adoptaram um novo estilo de vida aumentar o tamanho dos telómeros em 10%, enquanto nos restantes 25 homens estudados, os telómeros ficaram 3% maiores.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas