Trata-se de um novo vídeo divulgado esta semana pelo INE espanhol que procura redimensionar os dados estatísticos sobre a sociedade espanhola para “refletir a sociedade” de uma forma mais facilmente compreensível.
O vídeo indica, por exemplo, que na aldeia de 51 mulheres e 49 homens haveria 12 estrangeiros, que 46 dos habitantes estariam casados, 44 solteiros, 6 viúvos e 4 separados ou divorciados. As mulheres teriam o seu primeiro bebé aos 30 anos e em média os habitantes viveriam até aos 82 anos, com 60 a usarem óculos ou lentes de contacto e 54 a estarem “um pouco gorditos”.
A aldeia teria 37 lares, onde cada habitante consumiria 149 litros de água por dia, 50 nunca teriam fumado e 13 teriam algum tipo de alergia.
Haveria 17 alunos na escola primária e secundária e três na universidade sendo que dos 40 trabalhadores 3 seriam por conta própria. Pelo mesmo trabalho as mulheres receberiam menos: se os homens recebessem 100 as mulheres receberiam 78.
Dois dos habitantes nunca sairiam de casa, um utilizaria bicicleta, 30 andariam a pé, 33 transporte público e 45 carro ou mota.
A aldeia espanhola teria sete empresas e 53 porcos, 35 ovelhas e 12 vacas.
“E porque sabemos tudo isto? Pela estatística que ajuda a que percebamos melhor as nossas vidas”, explicam as crianças que narram o vídeo, que pode ver aqui.