Indústria aeronáutica conclui acordo para travar emissões de CO2

O primeiro acordo sobre as emissões de carbono para a atmosfera pela indústria aeronáutica foi alcançado hoje, anunciou a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).

Notícia

© iStock

Lusa
05/10/2013 06:13 ‧ 05/10/2013 por Lusa

Mundo

ICAO

O acordo completo não deverá produzir efeitos antes de 2020, mas as questões principais foram resolvidas, disseram fontes oficiais, antes do encerramento da assembleia-geral da ICAO, em Montreal.

O acordo é "um marco histórico para o transporte aéreo e o papel multilateral no combate global às alterações climáticas", declarou o presidente da ICAO, Roberto Kobeh Gonzalez.

O transporte aéreo "transforma-se agora na única grande indústria a ter uma meta global, baseada num acordo multilateral destinado a ajudar a controlar as emissões futuras de gases que provocam efeito de estufa", acrescentou.

Liderando a votação, a China e a Índia juntaram-se aos Estados Unidos e à Rússia rejeitando uma proposta da União Europeia para uma taxa de carbono nos voos dentro de três anos.

Mas ao meio-dia (16:00 TMG), depois de cerca de 1.400 delegados em representação de 170 estados-membros votarem a resolução do comité executivo, o plano passou e seguir-se-ão os detalhes do acordo, afirmaram as fontes.

"A boa notícia é que foi concluído um acordo geral que inclui a China e a Índia", afirmou à Agência France Presse um diplomata envolvido nas negociações.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas