"No que me diz respeito, o Japão é o melhor amigo da Austrália na Ásia e queremos manter esta amizade tão estreita", afirmou Abbott, antes de se ter reunido, na passada noite, com Shinzo Abe, no Brunei, onde participam na cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático.
Abbott e Abe abordaram as negociações sobre o tratado de comércio livre, iniciadas em 2007, bem como a cooperação militar e as disputas territoriais no Mar da China Meridional, segundo o The Australian Finantial Review.
O primeiro-ministro australiano também convidou Shinzo Abe a visitar a Austrália, uma visita que, a concretizar-se, será a primeira de um líder do Japão àquele país em 11 anos. O chefe de Governo nipónico foi também convidado a proferir um discurso durante uma sessão especial do Parlamento de Camberra.
Tony Abbot, que prevê deslocar-se ao Japão durante o primeiro semestre de 2014, aproveitou ainda para expressar o apoio aos esforços de Tóquio para aumentar a sua contribuição em missões internacionais de paz, tendo sublinhado que o Japão e a Austrália partilham "valores básicos e interesses estratégicos", manifestando a vontade de elevar a atual relação estratégica bilateral a um novo patamar.