Em 2011, perante uma fila de 21 estudantes sentados no chão, o tenente John Pike atirou, duas vezes, gás pimenta directamente sobre a cara dos jovens da Universidade da Califórnia do Campus de Davis que protestavam em solidariedade com o movimento ‘Occupy Wall Street’.
Tudo foi registado pelas televisões que cobriam o acontecimento e, posteriormente, publicado na rede social YouTube. O vídeo conta já com quase dois milhões de visualizações.
O tenente John Pike foi logo suspenso e no ano seguinte, em 2012, deixou a polícia universitária da Califórnia. Aos estudantes a Universidade da Califórnia pagou, no ano passado, um milhão de dólares de indemnização, pouco mais de 47 mil dólares a cada um.
Mas, em Junho deste ano, o próprio tenente John Pike pediu uma indemnização por danos psicológicos e emocionais, alegando que depois do sucedido recebeu milhares de email’s, SMS’s e cartas ameaçadores.
Agora, sabe-se que a Universidade e o ex-tenente chegaram a acordo. Resultado: John Pike vai receber mais de 38 mil dólares, qualquer coisa como 27.500 euros.