Uma mulher de 90 anos foi a primeira vítima mortal do surto de listeriose que está a atacar Espanha. A idosa morreu na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Virgen del Rocío de Sevilla, na madrugada de segunda-feira, onde tinha sido uma das primeiras internadas por causa da doença disseminada através de carne contaminada. Em Andaluzia, conta o La Vanguardia, a doença já afetou 114 pessoas, entre elas 18 mulheres grávidas e dois bebés.
Depois de terem início em 15 de agosto, os casos de listeriose estão a começar a aparecer em várias zonas do país. A maior parte dos casos de pessoas infetadas pela bactéria regista-se em Sevilha e Huelva, mas houve ainda cinco casos detetados na Estremadura e um em Madrid.
A origem do surto foi identificada na carne 'Mechá', da empresa Magrudis, tendo a ministra da Saúde espanhola assegurado ao jornal que desde o passado dia 16 estava ativo em todo o território um alerta da rede de segurança alimentar e que todas as comunidades estão avisadas para que caso se localize o produto este seja retirado de venda.
Segundo a página da Direção Geral de Saúde (DGS) a listeriose é uma infeção causada pela bactéria Listeria monocytogenes (L. monocytogenes), habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados. Manifesta-se por uma gastroenterite com febre, náuseas e diarreia. Apesar de pouco frequente, a infeção pode ser grave, especialmente em imunodeprimidos e recém-nascidos.