Directores do IKEA detidos por espiarem empregados e clientes

O director executivo e o director financeiro do IKEA de França foram detidos hoje pela polícia para serem interrogados relativamente a alegações de que a empresa terá usado ficheiros policiais para espiar funcionários e clientes, adiantou fonte judicial.

Notícia

©

Lusa
18/11/2013 20:20 ‧ 18/11/2013 por Lusa

Mundo

França

Stefan Vanoverbeke, o diretor executivo, e Dariusz Rychert, diretor financeiro, foram hoje formalmente detidos para interrogatório policial em Versalhes, avançou a agência noticiosa francesa AFP, que acrescentou que também o anterior diretor executivo da empresa, Jean-Louis Baillot, foi interrogado.

Quatro agentes da polícia foram também acusados e são suspeitos de terem aceitado subornos do IKEA França em troca de informações confidenciais.

A empresa de mobiliário e decoração de origem sueca confirmou os interrogatórios, mas recusou fazer qualquer comentário.

A justiça francesa lançou em abril de 2012 uma investigação a alegações de que o IKEA teria pago para ter acesso ilegal a ficheiros policiais secretos para obter informações sobre empregados e clientes.

Com o intuito de reparar a sua imagem pública, a empresa despediu, na sequência da investigação, quatros dos seus empregados, tendo também desencadeado um inquérito interno e estabelecido um código de conduta para evitar novos escândalos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas