São já 12 as vítimas mortais causadas pela passagem da tempestade Glória em Espanha. Os bombeiros e os Mossos d'Esquadra encontram o corpo de um homem que estava desaparecido desde a manhã desta quinta-feira. O cadáver estava dentro do carro que o espanhol conduzia, em Cabacés, Tarragona.
O carro em que o homem seguia, como dá conta o La Vanguardia, foi arrastado pelas cheias do rio Montsant. Recorde-se, aliás, que já esta manhã as equipas de resgate encontraram um dos desaparecidos na Catalunha. Essa vítima mortal é um homem de Girona que tinha saído com o carro e, desde então, nada se sabia dele.
Devido à tempestade que não tem dado tréguas à vizinha Espanha, os operacionais têm trabalhado contra o relógio para encontrar os restantes quatro desaparecidos.
Em relação estes desaparecidos, a imprensa espanhola detalha que um deles é um marinheiro que caiu ao mar, em Palamós, Catalunha, depois de ter sido arrastado por uma onda na madrugada de quarta-feira.
Nas ilhas Baleares, está também desaparecido um jovem desde a tarde de segunda-feira. O espanhol de 27 anos praticava canoagem e as autoridades temem que tenha sido arrastado pela força da corrente. Em Ibiza, estão também desaparecidos dois homens desde terça-feira. Um deles é um cidadão de 41 anos residente na ilha e outro é um britânico de 25 anos.
A situação caótica após a passagem da tempestade levou o presidente da Generalitat (do governo da Catalunha), Quim Torra, a pedir ao primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, a "resolução dos défices estruturais da Catalunha que a tempestade Gloria agravou".
Na mesma linha, o presidente da Generalitat Valenciana, Ximo Puig, exigiu do Governo central "decisões rápidas" para reparar os danos causados pela tempestade Glória nos destinos turísticos da comunidade valenciana e garantir que estejam "em plena capacidade" na Semana Santa.
Desde domingo, o leste de Espanha, nomeadamente Barcelona, está a ser fustigado por chuvas fortes, nevões, rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora e ondas com mais de 10 metros de altura.
Continuem en fase d'emergència pel temporal #Gloria, no abaixeu la guàrdia, eviteu creuar cap riu, riera ni zona inundada. Seguiu les instruccions de @emergenciescat o informa't al 012 #INUNCAT pic.twitter.com/U895pHilhd
— Mossos (@mossos) January 23, 2020