Há já três casos confirmados de coronavírus em França. Depois de, ao final da tarde desta sexta-feira, o Governo francês ter avançado que tinham sido detetados os dois primeiros casos na Europa, surge agora mais uma confirmação.
Este terceiro caso, revela o Le Parisien, foi detetado em Paris, mas até ao momento pouco mais se sabe sobre o paciente, apenas que esteve na China.
Relativamente aos outros dois casos, recorde-se que um deles também foi detetado nas imediações de Paris e está internado no Bichat-Claude Bernard Hospital.
O outro é um cidadão francês de 48 anos, de ascendência chinesa, e que recorreu ao hospital por queixas de febre e tosse. Este francês tinha regressado de uma viagem de negócios à China e tinha feito escala precisamente em Wuhan, o epicentro da epidemia.
Em Portugal, e Direção-Geral de Saúde anunciou a ativação dos dispositivos de saúde pública de prevenção, enquanto o Centro Europeu de Controlo de Doenças elevou para 'moderado' o risco de contágio na União Europeia (UE), continuando a monitorizar a situação e a realizar avaliações rápidas de risco.
O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS), reunido terça e quarta-feira, em Genebra, na Suíça, optou por não declarar emergência de saúde pública internacional, receando que seja demasiado cedo, embora reconheça que há esse risco.
Os primeiros casos do vírus ,2019 -- nCoV' apareceram em meados de dezembro na cidade chinesa de Wuhan, capital e maior cidade da província de Hubei, no centro da China, quando começaram a chegar aos hospitais pessoas com uma pneumonia viral.