Ex-chefe dos serviços secretos do Ruanda foi "assassinado"

Patrick Karegeya, ex-chefe dos serviços secretos do Ruanda, no exílio na África do Sul, e opositor do Presidente ruandês, Paul Kagame, foi encontrado morto num hotel de Joanesburgo, anunciou hoje o seu partido, o Congresso Nacional do Ruanda (CNR).

Notícia

© Lusa

Lusa
02/01/2014 03:26 ‧ 02/01/2014 por Lusa

Mundo

Oposição

"A oposição do Ruanda está profundamente triste por anunciar o assassínio do coronel Patrick Karegeya em Joanesburgo", informou o partido, num comunicado, citado pela AFP.

O corpo de Patrick Karegeya foi encontrado num hotel, para onde se deslocou para participar de uma reunião, precisa o comunicado.

"Ele foi estrangulado pelos agentes do [Presidente ruandês Paul] Kagame", refere a nota.

Antigo chefe dos serviços de informação exteriores do Ruanda, Karegeya chegou a ser, durante muito tempo, e no início dos anos 50, próximo de Kagame, tendo sido seu companheiro de luta na Frente Patriótica Ruandesa (FPR), movimento rebelde tutsi que determinou o fim do genocídio de 1994 e que dirige o país desde então.

Divisões no seio da elite tutsi anglófona da FPR resultaram na fuga para o exílio na África do Sul de Patrick Karegeya, em 2007.

Faustin Kayumba, um outro dissidente ruandês em exílio na África do Sul, sobreviveu a duas tentativas de assassínio em junho de 2010.

Vários oficiais de alto grau, personalidades chave do regime, têm sido igualmente presos e oficialmente acusados de corrupção ou de más práticas.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas