A companhia confirmou hoje à agência Efe que decidiu cancelar o anúncio, que começou a ser divulgado na televisão japonesa no passado fim de semana, devido às queixas de alguns espetadores, na maioria estrangeiros.
O anúncio de 30 segundos com o título "os japoneses estão a mudar" mostra dois pilotos a falar inglês sobre a ampliação das rotas internacionais da ANA e o propósito de tornar a companhia mais global.
Ao fazer referência à necessidade de "mudar a imagem dos japoneses", de repente um dos pilotos aparece com um nariz grande e uma peruca loira, correspondendo ao estereótipo dos ocidentais no Japão e noutros países da Ásia oriental.
Uma porta-voz da ANA, a segunda maior companhia aérea do Japão e uma das maiores do mundo, garantiu que a empresa "não pretendia ofender ninguém" e que o seu propósito era simplesmente promover a expansão das suas rotas internacionais a partir do aeroporto de Haneda, em Tóquio.
A companhia, que não confirmou o número de queixas que recebeu, anunciou que em breve vai substituir o anúncio em causa.