Obama convida 47 líderes africanos para cimeira nos EUA

O Presidente Barack Obama convidou os dirigentes de 47 países africanos a participarem numa cimeira na Casa Branca em 5 e 6 de agosto, anunciou hoje o executivo norte-americano.

Notícia

© Reuters

Lusa
21/01/2014 20:06 ‧ 21/01/2014 por Lusa

Mundo

Encontro

"O Presidente Obama congratula-se em acolher os dirigentes provenientes de todo o continente africano na capital [federal dos Estados Unidos] para reforçar os laços com uma das regiões mais dinâmicas" do mundo, declarou Jay Carney, porta-voz da Casa Branca.

Através de uma declaração, a Casa Branca refere que esta iniciativa "permitirá avanços na atenção que a administração dedica ao investimento e comércio em África, e sublinha o compromisso da América com a segurança em África, o seu progresso democrático e os seus povos".

A concretização desta cimeira, e quando Washington manifesta crescentes preocupações pela importante presença da China no continente, tinha já sido abordada durante a deslocação de Obama a África em junho, num discurso na Cidade do Cabo.

Obama vai enviar convites a todos os países africanos que mantenham boas relações com os Estados Unidos ou não tenham sido suspensos da União Africana, o que exclui o Egito ou o Zimbabué.

Outros países não incluídos na lista, que se estende desde Angola à Zâmbia, serão o Sudão e Madagáscar.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas