Chama-se Ali Mohammadian e além de ser professor primário em Marivan, uma cidade curda no Oeste do Irão, é também um herói nacional, conta o jornal The Guardian.
A história conta-se em poucas palavras. Depois de suspeitar que um aluno seu estava a ser vítima de bullying, depois de ter ficado sem cabelo devido a uma doença rara, Mohammadian decidiu ser solidário e rapou a cabeça. O seu nobre exemplo foi depois seguido por toda a turma.
O gesto solidário foi reconhecido pelo Presidente do Irão, Hassan Rouhani, que elogiou a atitude do professor e decidiu apoiar financeiramente o tratamento médico do aluno.
“Estou tão feliz que isso tenha tocado muitos corações. As pessoas reagiram de forma extremamente positiva”, confessa o professor, de 45 anos, ao The Guardian por telefone a partir de Marivan, revelando que agora “toda a escola quer rapar a cabeça”.
A mesma publicação conta que no início deste mês, Mohammadian postou uma foto sua na rede social Facebook explicando que o jovem de oito anos Mahan Rahimi “estava a isolar-se depois de ficar careca. O sorriso desapareceu do seu rosto e eu estava preocupado com o seu desempenho escolar. Foi por isso que pensei em rapar a cabeça para levá-lo de volta ao caminho certo”.
“Quando eu entrei no meu Facebook, no dia seguinte [à publicação], não podia acreditar que no número de pessoas que tinham gostado e partilhado o post”, diz ao The Guardian.
Além dos meios de comunicação iranianos, a história já comoveu o Mundo e a própria turma. Em apenas alguns dias, conta, os restantes 23 estudantes de Mohammadian decidiram rapar a cabeça.