Segundo a nota do Parlamento cabo-verdiano, a visita do Grupo de Amigos de Cabo Verde do Parlamento Europeu, liderado pela eurodeputada portuguesa Maria da Graça Carrilho, surgiu a convite do presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Basílio Mosso Ramos.
A ideia, lê-se na nota, é estudar a possibilidade de Cabo Verde poder vir a ter acesso a fundos do Horizonte 2020, o futuro Programa Quadro Europeu de Investigação e Inovação, a vigorar entre 2014 e 2020.
Maria da Graça Carvalho, acompanhada pelos eurodeputados Diogo Feio e Filip Kaczmarek, é relatora do Parlamento Europeu para o programa específico de execução do Horizonte 2020, o qual será votado na Comissão de Indústria do Parlamento Europeu a 28 de Novembro próximo.
Os eurodeputados vão visitar projectos financiados pela UE, assistir a uma sessão do Parlamento local e reunir com Basílio Ramos, com os ministros cabo-verdianos do Ensino Superior Ciência e Inovação, António Correia e Silva, e da Cultura, Mário Lúcio, e com o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, José Luís Rocha.
A visita insere-se também no quadro das comemorações do quinto aniversário da assinatura da Parceria Especial entre a UE e Cabo Verde e segue-se à oficial, efectuada sexta-feira e sábado, pelo presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso.