ONG acusada de desviar milhões em dinheiro público na Grécia

As autoridades gregas anunciaram hoje a descoberta de "um dos mais importantes casos de desvio de dinheiro público" do país, imputado a uma ONG especializada em ações de desminagem e que se apropriou de nove milhões de euros.

Notícia

© Lusa

Lusa
17/02/2014 16:39 ‧ 17/02/2014 por Lusa

Mundo

Desminagem

O presidente da Organização não-governamental (ONG) International Mine Iniciative (IMI) foi indiciado na sexta-feira e colocado em detenção provisória. O inquérito judicial é dirigido a mais sete suspeitos, incluindo "três diplomatas em funções", indica um comunicado da polícia grega, que não fornece mais detalhes.

Segundo o comunicado, trata-se "de um dos casos mais importantes de desvio de dinheiro público em detrimento do Estado grego", e terá ocorrido durante a década de 2000, com a acusação a referir-se a branqueamento de dinheiro, falsas declarações ou desvio de fundos.

Parte das subvenções disponibilizadas pelos poderes públicos terá sido utilizada para financiar despesas pessoais dos responsáveis da ONG, que oficialmente promoveu programas de desminagem na Bósnia, Líbano e Iraque entre 2000 e 2004.

Nas últimas semanas foram denunciados pelas autoridades judiciais diversos casos de corrupção, após o governo ter anunciado a disposição de reforçar o combate à criminalidade financeira.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas