Em declarações à agência Lusa, o diretor provincial da Saúde de Nampula, Armindo Tonela, revelou que "deram entrada no Centro de Tratamento de Cólera de Nampula (CTC) sessenta casos de cólera desde a última sexta-feira".
Segundo disse Armindo Tonela, a cidade de Nampula está perante "um surto de cólera" mas, até ao momento, não se registou qualquer caso mortal.
O diretor de Saúde na província de Nampula, assegurou que as análises já feitas concluíram que os pacientes apresentam a bactéria causadora da doença infecto-contagiosa.
Dos 18 bairros que a cidade de Nampula tem, os casos detetados são provenientes dos bairros de Napipine, Carrupeia, Mutauanha e Muatala.
Nas últimas sete semanas, a província de Nampula registou um total de 18 óbitos num acumulado de 12.535 casos de diarreias agudas com vómitos, em comparação com 21.415 casos no mesmo período do ano passado, que causaram 33 óbitos.
Os casos de cólera que se registam de forma cíclica na cidade e província de Nampula durante os primeiros meses de cada ano estão ligados ao deficiente sistema de saneamento.
Porém, a cidade de Nampula, desde dezembro, apresenta muito lixo espalhado pelas ruas, cujo processo de recolha arrancou à menos de duas semanas.