Uma equipa de cientistas espanhóis e italianos descobriu que consumir diariamente morangos pode ajudar a reduzir os níveis de mau colesterol. Segundo o The International Business Times, os cientistas concluíram também que o consumo regular deste fruto ajuda a reduzir os triglicéridos no sangue.
Para a investigação, os cientistas usaram 23 voluntários que, durante o período de um mês, ingeriram 500 gramas de morangos por dia. Antes, submeteram-se a um vasto processo de análises de forma a conhecer os seus níveis de mau colesterol e triglicéridos.
No final do tempo de experiência, foi possível detetar que os níveis no sangue tinham baixado: uma queda de 8,78% no colesterol total, de 13,72% no mau colesterol e de 20,8% nos triglicéridos. Além destes valores, o consumo diário de morangos melhorou os índices de antioxidantes no corpo.
Assim, lê-se no The International Business Times, que quando os voluntários deixaram de consumir os morangos, os valores colesterol e triglicéridos tinham voltado aos anteriores.
Os benefícios dos morangos têm sido tema de estudos científicos e são vários os que defendem que a ingestão deste fruto ajuda a prevenir ataques cardíacos, a proteger contra a obesidade e a melhor as capacidades cognitivas.
Este estudo hispano-italiano foi publicado esta semana no Journal of Nutritional Biochemistry.