Pelo menos 27 animais morreram durante as gravações do filme ‘The Hobbit: Un Unexpected Journey’, de acordo com as acusações dos donos da quinta que abrigava os animais. A PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, em português) referiu-se ao sucedido como sendo "vergonhoso".
A quinta, localizada em Wellington, na Nova Zelândia, está repleta de ravinas, buracos na terra e outro tipo de armadilhas que terão provocado a morte de três cavalos, mais de vinte ovelhas, cabras e galinhas, noticia o jornal The Independent.
Para o director da associação PETA, no Reino Unido, “os filmes de Peter Jackson foram a vanguarda dos efeitos especiais, mas a decisão da produção em usar inúmeros animais vivos, fazendo-os sofrer desnecessariamente até morrer, em prol da indústria do entretenimento é vergonhoso e um gigantesco passo para trás”.
Dois cavalos morreram após terem partido o pescoço durante uma corrida, enquanto outro foi deixado mais de três horas com as pernas amarradas. As cabras e as ovelhas morreram de uma infecção provocada por parasitas, enquanto as galinhas foram mortas por cães, segundo o The Independent.