Citado pela agência Angop, o porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Faustino Sebastião, disse que os municípios mais afectados foram os de Viana, Cazenga e Belas e parte das áreas urbanas da Samba, Kilamba Kiaxi e Maianga.
A chuva intensa começou a cair ainda antes da meia-noite, tendo-se prolongado até às primeiras horas da manhã desta terça-feira.
Segundo o porta-voz do SNPCB, quatro viaturas ficaram soterradas no bairro da Fubu, e há ainda a registar a queda de árvores e a interdição de circulação na chamada ponte molhada, que dá acesso à centralidade de Talatona e à zona residencial do Lar do Patriota, no município de Belas.
Nos bairros do Morro Bento, Cantintom e Golfo-II (distritos do Kilamba Kiaxi e Maianga) várias ruas estão intransitáveis para peões e viaturas devido à dificuldade no escoamento da água aglomerada.
No distrito da Ingombota, que ocupa mais de metade da zona urbana da capital angolana, a chuva que caiu foi de menor intensidade.
Equipas de bombeiros e técnicos das administrações municipais começaram a trabalhar ao princípio da manhã para proceder à retirada das águas, através de motobombas e viaturas cisternas nas vias principais e no interior de residências e quintais.
Com uma população estimada em cerca de sete milhões de habitantes, fazem parte da província de Luanda, um município com mesmo nome, bem como os de Cazenga, Viana, Belas, Cacuaco, Icolo e Bengo e Quissama.