O rei Juan Carlos, 76 anos, anunciou a sua vontade de renunciar ao torno espanhol e abrir o processo de sucessão, informou hoje o primeiro-ministro Mariano Rajoy, que convocou para esta manhã um Conselho de Ministros extraordinário.
De acordo com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, trata-se de uma decisão que “a sua majestade vai comunicar pessoalmente a todos os espanhóis ainda esta manhã”.
Este foi considerado pelo rei de Espanha “o melhor momento para que possa produzir-se com toda a normalidade a transição do trono para o príncipe das Astúrias”, afirmou Rajoy.
De acordo com o El País, a decisão do monarca tem que ver com o longo período de saúde débil que tem vivido, já o El Mundo, avança que a atual situação da monarquia espanhola terá sido o gatilho para a decisão, uma vez que a casa real tem estado envolvida numa série de polémicas, a mais recente que protagonizada pela infanta Cristina.
Ambas as publicações adiantam que Felipe, o Príncipe das Astúrias, será o sucessor ao trono, depois de um reinado de 39 anos de Juan Carlos.
[Notícia atualizada às 09h49]