A companhia de Abu Dhabi, a Etihad, anunciou que está tudo encaminhado para adquirir a companhia italiana, Alitalia. Desta forma, aguardam apenas a resposta dos acionistas da companhia italiana para comprarem 49%, processo que poderá ascender a 500 milhões de euros, conta o site Boston.
“Estamos confiantes de que teremos uma conclusão positiva da transação proposta à Alitalia”, revelou James Hogan. Acrescentando ainda, que a aquisição de uma participação da Alitalia será benéfica para as duas companhias, por “dar mais escolha e mais amplas oportunidades de viagem para aqueles que viajam de negócios e de lazer para a Itália”.
O CEO da Alitalia, Gabriele Del Torchio, comentou que é “um excelente desfecho” para a Alitalia e que o investimento da Etihad lhe proporcionará “estabilidade financeira”.
Esta decisão surgiu pela recusa do grupo Air France em acompanhar o aumento de capital da Alitalia e levou a que esta companhia ficasse aquém do que necessitava em termos de injeção capital.
O ministro italiano dos Transportes, Maurizio Lupi, avançou que a Etihad estaria disposta a investir cerca de 600 milhões de euros na Alitalia e o acordo não prevê a crianção de uma entidade separada para ‘alojar’ as dívidas italianas.
A aquisição desta companhia poderá levar a um ‘emagrecimento’ da Alitalia, em termos de pessoal. A projeção é de um corte de 2.800 postos de trabalho, o que deverá levar a uma forte oposição dos sindicatos. Uma outra condição 'imposta' neste negócio é a implantação de uma linha ferroviária de alta velocidade para o aeroporto romano de Fiumicino.