A avaliação do desempenho das inspeções nacionais do trabalho é uma das medidas propostas para melhorar o controlo do cumprimento da legislação pelos Estados-membros.
O quadro estratégico inclui ainda o objetivo de uma maior consolidação das estratégias nacionais de saúde e segurança, nomeadamente através de coordenação política.
A simplificar a legislação em vigor, sem prejuízo para o nível de proteção da saúde e da segurança dos trabalhadores na União Europeia (UE), é outra meta identificada.
Bruxelas pretende ainda responder a desafios como a melhoria da prevenção de doenças.
O quadro estratégico pretende ainda ter em conta o envelhecimento da mão de obra europeia e melhorar a aplicação das regras em vigor.
"Todos os anos, mais de três milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho graves e 4.000 sofrem acidentes mortais", disse o comissário europeu do Emprego, László Andor, que sublinho o empenho de Bruxelas "na melhoria permanente das condições de trabalho na UE".
O quadro estratégico será objeto de revisão em 2016, a fim de fazer um balanço da sua implementação e ter em conta os resultados da avaliação global, atualmente em curso, da legislação da UE em matéria de saúde e segurança no trabalho, que estarão disponíveis até ao final de 2015.